Social Icons

twitterfacebookemail

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR?

Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por alunos de graduação, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas e sociedade em geral, sob a supervisão de professores e profissionais especializados.

A primeira Empresa Júnior surgiu na França em 1967, na ESSEC. Desde então este movimento vem se difundindo e pode ser considerado como um fenômeno econômico, social e empresarial: um faturamento de 19 milhões de dólares em 114 Empresas Juniores, mais de 4.200 projetos, 1.100 membros trabalhando apenas na França.

O processo de internacionalização ocorreu em 1986, ou seja, 19 anos após sua implantação, sendo que hoje existem Empresas Juniores espalhadas por todo o mundo: Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Eslovênia, Suíça, Alemanha, entre outros. A Europa conta hoje com uma Associação Européia de Empresas Juniores (JADE) e Confederações Nacionais em todos os países.

No Brasil, a idéia foi introduzida pela Câmara de Comércio França-Brasil em 1988. As primeiras Empresas Juniores começaram a surgir no final daquele ano, com as Empresas Juniores da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Poli/USP.

Com mais de 20 anos de Brasil, a idéia de Empresa Júnior demonstra ser extremamente positiva e promissora: são centenas de Empresas Juniores espalhadas por quase todos os estados do País, que tratam de antecipar o contato dos alunos com o mercado de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário