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quinta-feira, 12 de julho de 2012

A inteligência emocional

  Para um dia-a-dia de trabalho saudável e próspero é importante não só ser inteligente, mas também ter inteligência emocional, pois o lado emocional é um ponto muito expressivo na hora de tomar decisões. Quando estamos "doentes" emocionalmente, as chances de tomarmos decisões equivocadas é bem maior - pois emoções tais quais a raiva e tristeza nos desestabilizam.
 Outro ponto importante são as relações interpessoais, que tornaram-se fundamentais no mundo globalizado, onde o bom andamento das empresas muitas vezes (se não todas) dependem de trabalho em equipe. Para isso, um ambiente onde haja respeito e compreensão são imprescindíveis.
  O autoconhecimento é o ponto de partida para ter uma boa relação interpessoal, pois só conhecendo nossos próprios sentimentos somos capazes de identificar os das outras pessoas. Esta habilidade é conhecida como empatia. Já quem não é "empático por natureza", pode adquirir este conhecimento através da "leitura" da linguagem corporal, já que a maior parte da comunicação provém desta
 O psicólogo Daniel Goleman defende que a Inteligência Emocional é sustentada por cinco pilares: Auto-conhecimento emocional , controle emocional, auto-motivaçãoreconhecimento de emoções em outras pessoashabilidade em relacionamentos inter-pessoais. Mas não falaremos muito profundamente sobre os pilares, haja vista que este post não foi escrito com o intuito de ensinar os conceitos da IE. 
  A importância da IE é inquestionável, todavia outros fatores como inteligência e o querer trabalhar não podem ser desconsiderados. Afinal, estamos inseridos em um mercado de trabalho que exige que dominemos, cada vez mais, muito de tudo - então razão e emoção devem deixar de atrapalhar uma a outra e se aliarem. 

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